Entenda a Síndrome do Túnel do Carpo
- drdenisborba
- 13 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de jul. de 2023
O que é?
A síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia, que causa um conjunto de sinais e sintomas, devido a compressão do nervo mediano no túnel do carpo.
Sintomas
Os sintomas mais frequentes são dor, sensação de formigamento e diminuição da sensibilidade nos dedos polegar, indicador, médio e anelar. Usualmente atinge a mão dominante, mas pode também ser bilateral. Estes sintomas costumam surgir especialmente a noite, incomodando o paciente durante o sono.
Com o avançar da doença, pode ocorrer diminuição da força e atrofia muscular, algumas pessoas começam a deixar objetos caírem no chão.
Esta síndrome pode evoluir progressivamente ao longo do tempo e levar a lesão permanente do nervo mediano. Por esse motivo, é recomendado a busca pelo tratamento adequado para interromper esta evolução e, na maioria dos casos, conduzir à recuperação completa dos sintomas.
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado no exame físico que avalia os sinais sensitivos e motores da mão e a confirmação é realizada por eletroneuromiografia. Este exame complementar permite conhecer o grau de compressão nervosa, uma informação importante para o planejamento do tratamento.
Tratamentos
Em alguns casos, é recomendado iniciar pelo tratamento conservador através do uso de antinflamatórios associado a medidas de tratamento não medicamentoso. A cirurgia é indicada quando o tratamento conservador não promove melhora, ou quando a compreensão do nervo está em estágio moderado a severo. A cirurgia é ser realizada com a finalidade de liberar o nervo que está sendo pressionado na região do punho. Após a cirurgia, o tempo de recuperação pode variar, sendo necessário evitar trabalhos manuais por, pelo menos, 21 dias. A fisioterapia após a cirurgia, pode ser prescrita dependendo de cada caso.
Precisa de ajuda para investigar ou tratar a síndrome do túnel do carpo?
Entre em contato conosco pelo whatsapp, clicando aqui.
Fale comigo no meu Instagram, clicando aqui.
Ótimo!